quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Esses infantes rebeldes

         Aos moralistas preocupados com os infantes rebeldes e deseducados, segue um trechinho com alguns séculos

"...Vê-se claramente que, mal a criança abandona as fraldas, levanta a mão dando mostras de querer se vingar de quem, a seu parecer, lhe ofende e quase a primeira palavra articulada que fala é chamar de puta a ama ou a sua mãe." Berganza em " O Colóquio dos Cachorros", Miguel de Cervantes.

Outro trechinho para a galerinha ciosa em apontar o dedo e exortar a conduta correta...

"...O que eu fiz não foi impor uma lei, mas prometer que morderia a minha língua quando murmurasse. Agora as coisas não seguem mais o rigor de antigamente: hoje se faz uma lei e amanhã se rompe com ela, e talvez, seja conveniente ser assim. Hoje, alguém promete livrar-se dos seus vícios e, rapidamente, cai em outros maiores. Uma coisa é admirar a disciplina e outra é segui-la e, com efeito, do dizer ao fazer há um bom percorrer. Que o diabo se morda, porque eu não quero me morder nem fazer finezas atrás de um tapete, onde não sou visto por ninguém que possa admirar minha honrada determinação." Berganza em "O Colóquio dos Cachorros", Miguel de Cervantes.

Nenhum comentário: