segunda-feira, 20 de julho de 2015

O nosso "eterno" presente. Palavras de Sílvio Romero.


"Na sua ingênua ignorância, as massas, por outro lado, procuram sempre uma cabeça de turco, uma espécie de bode expiatório, a quem culpam de todas as suas desgraças.
Cada período histórico tem, neste sentido, suas vítimas prediletas.
....
É um fato positivo, claro, evidentíssimo, por todos reconhecido e proclamado, que as três classes que têm mais de perto dirigido a vida mental e pública do povo brasileiro - OS POLÍTICOS, OS JORNALISTAS E OS LITERATOS, levaram-na a um tal grau de confusão, pessimismo e desânimo, que nem eles mesmos tomam mais pé no meio dos desatinos que acumularam.
...
O câmbio, a hiperprodução do café, as especulações dos bancos estrangeiros, a queda da Monarquia, o militarismo, regímen presidencial, os despotismos oligárquicos dos estados, os gastos supérfluos dos governos, os desfalques nas repartições públicas, a pluralidade de magistraturas, os impostos interestaduais, a falsidade das eleições, os defeituosos programas e métodos do ensino público, a falta de confiança em o novo regímen, a revolta da Armada, a do Rio Grande, a de Canudos... todas essas coisas e outras muitas, têm sido invocadas como causas de nossos males
....
Bolsa do café ou monopólio das vendas pelo estado, criação de bancos de crédito agrícola, supressão dos impostos interestaduais, unificação da magistratura, reforma do ensino, reforma da Constituição Federal (aqui variam imensamente as opiniões acerca das bases a propor), restauração da monarquia e ATÉ A DITADURA MILITAR, RECLAMADA EM ALTAS VOZES DAS COLUNAS DE VÁRIOS JORNAIS E ATÉ DA TRIBUNA DO CONGRESSO FEDERAL... todas estas coisas têm sido simultânea ou sucessivamente invocadas como antídoto à enfermidade que nos devora.
Houve até político, literato, jornalista, tido na conta de grande sabedor, que, com todo o desembaraço, nos aconselhou a renúncia da independência e a submissão ao protetorado dos Estados Unidos..
TÃO PROFUNDA É A INCAPACIDADE DESSES LEVIANOS DIRETORES DA OPINIÃO BRASILEIRA!"
O Brasil na primeira década do século XX [1910-1911], Sílvio Romero, pp.106-107.

Nenhum comentário: