domingo, 23 de abril de 2017



            Postei recentemente o poema, Táctica y Estrategia, de Mario Benedetti. Agora deixo a versão em português que consta no livro, "O amor, as mulheres e a vida (Antologia de poemas de amor)", publicado no Brasil pela editora Verus,2010. A tradução dos poemas é de Julio Luis Gehlen.

Tática e estratégia
Minha tática é
                                olhar-te
aprender como és
querer-te como és

minha tática é
                                falar-te
e escutar-te
construir com palavras
uma ponte indestrutível

minha tática é 
ficar na tua memória
não sei como          nem sei
com que pretexto
mas ficar em ti

minha tática é
                              ser franco
e saber que és franca
e que não nos vendamos
simulacros
para que entre os dois
não existam véus
                             nem abismos
minha estratégia é
no entanto
mais profunda e mais
                             simples

minha estratégia é
que um dia qualquer
não sei como        nem sei
com que pretexto
por fim                  me necessites.


Mario Benedetti

Nenhum comentário: