segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Orwell atualíssimo

            Nos últimos dias tenho tido vários momentos de leitura prazerosa com G. Orwell, principalmente dos ensaios presentes na coletânea, "Como morrem os pobres e outros ensaios" (Cia das Letras). Para quem veio da tradição jornalística, os textos de Orwell permanecem atuais, contrariando a  ideia de que os textos para periódicos do ramo tem validade curtíssima.
             Percebe-se que a preocupação de Orwell com a divulgação do bom romance, do incentivo a leitura e de como os críticos literários tornaram-se presa fácil de um sistema bancado por editores. Em outro texto, ele constatava já em 1943, que os meios de comunicação de massa não tem nenhuma preocupação com a divulgação da literatura.

 ***

            "Tudo isso é óbvio. O que acho um pouco meno óbvio é o modo como chegamos à atual situação. À primeira vista, a chantagem do livro é um embuste bastante simples. Z escreve um livro que é publicado por Y e resenhado por X no "Semanário W". Se a resenha for ruim, Y retirará seu anúncio, então X tem de falar de uma "obra-prima inesquecível" ou será demitido. Essencialmente, esta é a situação, e a resenha de romances afundou no poço atual em grande medida porque cada resenhista tem um editor ou editores segurando-o pelo rabo por procuração. Mas a coisa não é tão grosseira quanto parece. As várias parte do embuste não agem conscientemente juntas e foram forçadas a assumir sua posição atual em parte contra a própria vontade." (ORWELL, "Em defesa do Romance", In.: Como morrem os pobres e outros ensaios. p. 114-115)

            "[...] Do modo como estão as coisas, embora a BBC mantenha um interesse ainda que fraco pela literatura contemporânea, é mais difícil obter cinco minutos no ar para transmitir um poema do que doze horas para disseminar propaganda mentirosa, música enlatada, piadas velhas, 'discussões' fingidas ou o que mais você quiser. [...]" (ORWELL, "A poesia e o microfone", In: Como morrem os pobres e outros ensaios. p. 131)
           

Nenhum comentário: